Make your own free website on Tripod.com
Própolis verdinha não é coletada em arbusto.
Tipos de Própolis


 

         No Brasil encontramos dois tipos de própolis: A verde  que é seca e dura como uma placa de cimento, liso por fora poroso por dentro e a preta que é viscosa com uma consistência que lembra cola, chiclete, de pouco valor no mercado.
        Em virtude da grande procura pela própolis verde retirada do alecrim do campo, conforme matéria feita pelo globo rural em dezembro de 2.004 é que vimos nas condições  de sabedores no assunto, informar nossos leitores que esse tipo de própolis e nem o outro são coletadas em arbusto e sim em arvores, pois  as abelhas coletam das arvores resinas em suas patas traseiras como o fazem com o pólen que é retirado das flores e ao ser levadas para a colméia  entra num processo maturação química ao  ser agregada a saliva das abelhas mais jovens transformando-a em antibiótico natural para a proteção e higiene da colméia, impermeabilizando e envernizando. Alem disso, qualquer corpo estranho que não consiga remover para fora da colméia como pequenos animais mortos, camundongos por exemplo é encapado com uma camada de própolis para impedir e retardar o processo de putrefação, desta forma o animal fica mumificado e seu processo de decomposição é retardado por vários anos. O que foi dito na matéria exibida pela globo não passou de uma jogada de marketing  promocional para aumentar a procura pela própolis ou de algum apicultor para inibir as  queimadas e ser bem sucedido na colheita de mel, evidente que para se evitar queimadas tudo é valido, mas sobre a própolis a informação não é verdadeira.
          Além das propriedades antibióticas, a própolis apresenta ação imunológica, anestésica, cicatrizante e antiinflamatória. A própolis sem duvida é um dos produtos apícolas de maior eficácia, quanto aos princípios ativos transmitidos da planta ao homem é um profilático medicinal, como essa apiterapia tem como fundamento que uma andorinha só não faz verão, na apifitoterapia também não. É preciso formar uma completa harmonia entre princípios ativos propiciando assim melhor efeito terapêutico, própolis, veneno de abelha e clorofila se fundirão nos produtos apiscure na melhor terapia homeopata, finaliza o especialista em apiterapia Tharsis, confirmando uma realidade dentro da medicina alternativa no Brasil.